Manaus promove ação lúdica de educação de trânsito com ‘Clube de Aventureiros’

Na manhã do último domingo (19)a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), promoveu uma ação de educação para o trânsito, voltada para as crianças que integram o “Ministério Grupo de Aventureiros”, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no conjunto Adrianópolis, zona Centro-Sul da capital.

A iniciativa, conduzida pela equipe de Educação para o Trânsito do IMMU, busca semear desde cedo a consciência sobre a segurança viária e regras de trânsito aos jovens do grupo formado por crianças de seis a nove anos de idade.

A atividade começou com um bate-papo onde as crianças puderam aprender e tirar dúvidas sobre as normas básicas de trânsito, a importância da faixa de pedestre e o respeito à sinalização. Em seguida, a teoria deu lugar à prática lúdica, com a realização de diversos jogos educativos, como o “Jogo da Memória” e o uso do “Tapete Pedagógico”, proporcionando um momento de descontração às crianças.

A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, destacou a relevância de alcançar esse público. “É fundamental levar essas informações aos ‘Aventureiros’. As crianças são multiplicadoras de conhecimento e, ao internalizarem as regras de segurança agora, influenciam a família e se preparam para ser cidadãos mais responsáveis no futuro.”

A iniciativa também foi elogiada pela conselheira do Clube de Aventureiros, Nelma Sampaio. “A ação do IMMU é de extrema importância. É educando os jovens, que serão os futuros condutores de veículos e pedestres ativos, que construímos um trânsito mais seguro para todos,” afirmou.

A ação reforça o compromisso do IMMU em utilizar métodos inovadores e participativos para a educação de trânsito, reconhecendo que a mudança cultural em prol de uma mobilidade urbana mais humana começa na infância.